OS NÓS CHINESES







Antigamente os chineses usavam o artifício de amarrar um barbante no dedo para marcar eventos, firmar acordos e contratos, já que não havia escrita formal. Com o tempo, eles começaram a criar nós diferentes para cada tipo de evento: mais complexos para lembrar fatos importantes, mais simples para eventos corriqueiros, desenvolvendo uma intrincada e nobre técnica, com inúmeras variações.

Atualmente, existe pouco mais de uma dezena de nós básicos, a partir dos quais são criadas variantes mais complexas tanto pela combinação quanto pela repetição dessas formas básicas. O material mais utilizado é o cordão de seda, e cada nó precisa ter uma camada dupla, para que ambos os lados sejam simétricos.

                                         
Há duas categorias mais comuns de nós chineses, aqueles feitos para pendurar e aqueles que servem para adornar e amarrar roupas, pingentes etc.

De qualquer maneira, seja cumprindo uma função específica, ou fazendo as vezes de elemento decorativo, esses nós simbolizam ideias diversas, como o amor, a procura da felicidade, sorte, entre outros.



O panchang (pán cháng jié) ou “nó de bobina longa”, é de longe, o mais famoso, complexo e místico. Sua cor tradicional é a vermelha e está ligado justamente à busca por uma vida feliz e longeva. Em geral, este nó é feito com um só cordão, simbolizando vida eterna. Portanto, cada dobra, torção e amarra corresponde a etapas inevitáveis do ciclo infinito da existência. 

Existe uma grande variedade de nós chineses, os mais comuns reproduzem motivos de plantas e animais. Alguns exemplos:

NÓ DE BOTÃO  
O mais comum deles, é feito bem apertado, formando uma pequena esfera, por esta razão é muito utilizado em fechos de vestuário.

NÓ DE TREVO 
Em formato semelhante a um trevo, comporta uma série de variações a partir do nó básico.

NÓ DO TESOURO  
Assim como o nó usado em botões, tem a forma de uma bolinha, que pode ter mais ou menos voltas.

NÓ DE BORBOLETA  
Muito ornamental, costuma ser associado ao amor e a felicidade conjugal.

NÓ DA BOA SORTE  
Apesar de muito comum e antigo, só ganhou um nome específico recentemente, dado em razão de ser utilizado frequentemente em amuletos e em decorações orientadas pelos preceitos do Feng Shui.





Fonte: Revista Instituto Confúcio, São Paulo, v. 24, 2018.


Comentários

Postagens mais visitadas