As Cores e Seus Significados na China




Na China, assim como os hábitos de não colocar guarda chuva em cima da cama, não colocar dinheiro em cima da mesa de refeição, e não deixar sapato virado, as cores também têm seu significado.

Baseados no Taoísmo, na medicina e no feng shui, os chineses entendem que a cor alimenta o espírito e expressa a profundidade da experiência humana. Sendo assim, elas tem correspondência com os cinco elementos da natureza: água – preto; fogo – vermelho; madeira – azul e verde; metal – branco; terra – amarelo.



Preto - Heisè

Significa - imortalidade, 
conhecimento,  estabilidade
e poder.

O preto corresponde ao elemento água, simboliza o céu e é considerado uma cor neutra. O símbolo do Yin e Yang, por exemplo, usa preto e branco para representar a unidade, imortalidade e morte. 
Antes da dinastia Tang,o preto era considerado o rei das cores, ou seja, tinha o prestígio que tem hoje, o vermelho. Era usado em tudo, desde roupas até utensílios. 

                                                    









Vermelho – Hongsè
Significa  - felicidade, sucesso,
beleza, vitalidade e boa sorte.
 


O vermelho representa o fogo e é a cor mais popular da China. É também sua cor nacional.
A influência do vermelho na China é tão forte que as noivas costumam usá-lo em seus vestidos e os bebês em  “amuletos” e roupas.
O poder desta cor esta relacionado ao uso dela pela Casa Imperial, como pode-se ver nos prédios da Cidade Proibida em Pequim.


Azul – Lánsè e Verde – Lüsè

Verde – significa  dinheiro e riqueza.
Azul   - representa cura, confiança e longevidade.


Na China antiga, estas duas cores eram consideradas complementares e representavam, em conjunto, natureza, renovação, vigor e vitalidade.

Existe uma lenda que, há milhares de anos, uma mulher importante na China tinha um amante e deu ao seu marido um chapéu verde. A intenção era que seu amante, assim que visse um homem de chapéu verde na rua, soubesse que sua amada estava sozinha em casa e, assim, poderia vê-la. Não se tem comprovação destes fatos, mas os chineses acreditam, até hoje, que boné, chapéu ou qualquer coisa verde na cabeça simboliza infidelidade.


Branco – Báisè

Significa – brilho, pureza e plenitude.



Apesar de ter conotações positivas, esta cor também está associada à morte e luto, usada predominantemente em funerais. Por isso, antigamente, usava-se somente roupas brancas quando se chorava pelos mortos.




Amarelo – Huangsè  (Dourado – Jinsè)

Significa  - realeza e poder.


Para os chineses, o amarelo corresponde a terra e é considerada a cor mais bonita e de prestígio.

O amarelo foi a cor da China Imperial e é tido como a cor simbólica de seus cinco imperadores lendários. Nesta época era utilizada na decoração dos palácios, altares e templos, e somente o imperador podia usá-la em roupas.

Apesar de representar realeza e poder, ela também significa a libertação das necessidades materiais, motivo pelo qual as vestes dos  monges budistas são amarelas.


Curiosidade

Para os chineses o estigma de uma cor estar vinculada ao gênero, como acontece no Ocidente,  azul - masculino e rosa - feminino, não existe, para eles é um vínculo inexistente.


Fontes:
https://www.chinahighlights.com/travelguide/culture/lucky-numbers-and-colors-in-chinese-culture.htm
https://chinanaminhavida.com/2014/04/29/significado-das-cores-na-china/

Comentários

Postagens mais visitadas