China, um destino ou uma curiosidade?




Quando nós brasileiros pensamos em um destino para passear ou fazer um intercâmbio , com certeza colocamos a China em último lugar, levamos em conta sua distância, a grande diferença que existe entre nossas culturas e a dúvida de como seria viver por lá.



Esquecemos que nós já temos essa cultura milenar em nosso dia a dia, nos nossos hábitos. Quem nunca tomou um chá? Quem nunca usou ou comprou um lenço de seda? Quem nunca se encantou com fogos de artifício?



Então, como poderíamos colocar a China em nossos planos de intercâmbio? Conversando com brasileiros que tiveram esta experiência. Foi exatamente isso que fizemos e as respostas foram surpreendentes!!



Entrevistamos alunos que fizeram intercâmbio pela Capital Mandarin, ficaram no Campus da escola em Gaobeidian de 3 e 6 meses, e tiveram a oportunidade de vivenciar o dia a dia na China, além de estudarem o mandarim. E todos foram unânimes ao afirmar que voltariam a ter essa experiência.




O que mais os agradou foi a eficiência do transporte, o metrô chega praticamente a todos os lugares com suas 19 linhas, e também a mescla de construções seculares e modernas convivendo no mesmo espaço. Entretanto, como toda grande metrópole, nos horários de pico o metrô fica muito cheio e a poluição pode ser bem intensa dependendo da época do ano.


A preocupação com a comida, que todos temos, não é, de fato, um problema, pois os chineses têm em sua culinária pratos que agradam muito o paladar dos ocidentais, como o Pato de Pequim e o Jiaozi, conhecido por nós como guioza, o que significa que muitos outros pratos podem agradar o paladar dos brasileiros.




Todos afirmaram que os cursos fizeram desta experiência algo único. Eles são ministrados em ambientes informais o que otimiza o aprendizado e o aperfeiçoamento da língua e, além disso, puderam fazer passeios conhecendo não só a capital e seus bairros mas também as cidadezinhas ao seu redor, o que permitiu um maior conhecimento da cultura dessa civilização milenar.


Diante desses depoimentos, só podemos concluir que a China é muito mais que uma curiosidade, ela é sim um destino que merece ser vivenciado e conhecido.



Agradecimentos:
Capital Mandarin
   



Comentários

Postagens mais visitadas