1º de junho é Dia das Crianças... na China!



Não, você não leu errado! No dia 1º de junho, a China celebra o esperado Dia das Crianças. Nessa data, é comum elas serem dispensadas da escola para participarem de atividades divertidas.Pensando nisso e para não deixar esse dia tão alegre passar em branco, que tal conhecer um pouco mais sobre quais são as tradicionais brincadeiras chinesas? Tenho certeza que você vai se surpreender!


Gato e Rato – essa atividade é ideal para animar um número maior de crianças em uma área ao ar livre ou coberta. Para começar, uma criança deve ser escolhida para ser o gato e, outra, o rato. Feito isso, o restante do grupo forma um circulo de mãos dadas, com o rato no interior e o gato do lado de fora. Elas se movimentam, enquanto dizem a seguinte rima: "Que horas são? Já deu uma hora. O gato está em casa? Ele quer comer agora" e, então elas soltam as mãos e o gato deve correr atrás do rato, mas seguindo o mesmo caminho realizado por ele, até capturá-lo.

Acerte o Graveto – para a partida ser realizada devem ser traçadas duas linhas na terra com cerca de 2,5m de distância entre si. Depois, as crianças devem procurar um grupo de gravetos e colocar um deles sobre a linha. Os jogadores sobre a outra linha devem jogar os gravetos para tentar fazer com esses passem da linha. Ganha quem conseguir atravessar o maior número de gravetos.

Bola Chinesa – as crianças formam um círculo e vão jogando uma bola para a outra. Quem estiver ao lado da pessoa que pegou a bola, tem de levantar o braço mais próximo do apanhador e assim ficar até a bola ser lançada novamente. Se alguém não conseguir pegar a bola ou não levantar o braço certo, está fora do círculo.

Soltar Pipas – famosas aqui no Brasil, as pipas surgiram na China, mil anos antes de Cristo, como forma de sinalização entre os militares. Desde então, os chineses tornaram-se experts em construir pipas enormes, leves e esvoaçantes e, entre as crianças, não é diferente. Os tipos de pipa mais conhecidos são o de três varas, o de cruzeta e o de caixa. Para confecciona-las bastam algumas folhas de papel colorido, varinhas e linha.



Ioiô Chinês – conhecido localmente como Tzuh-ling, que significa sino vazio ou sino de vento, o ioiô chinês foi, por muitos anos, a brincadeira favorita das crianças chinesas. Ele é composto basicamente por dois discos de tamanho igual, conectados com um eixo longo que é mantido girando por uma corda amarrada a dois bastões em suas extremidades. Alguns possuem buracos na borda dos discos, fazendo com que, quando girado em alta velocidade, o brinquedo produza um som que pode ser ajustado como um instrumento. Ele pode ser jogado com as mãos, dedos, pernas, pescoço e até com a cintura, mas é preciso muita concentração e habilidade para manter o brinquedo no ritmo.
E, então, o que você achou das brincadeiras? Como a maioria delas você consegue fazer em casa mesmo, que tal experimentar com seus filhos, sobrinhos ou afilhados? Com certeza, a diversão será garantida!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os quatro tesouros do estúdio

Porque fazer intercâmbio na China?

Fone de ouvido que faz tradução simultânea