Ano Novo Chinês 2017

ANO NOVO CHINÊS 2017

O ano novo chinês é sempre celebrado no 1º dia do 1º mês do calendário lunar. Esta data foi escolhida por coincidir com o início dos trabalhos nos campos e servia para desejar  que as colheitas fossem boas. Hoje, esta data significa o início de mais um ano de trabalho e os desejos são para que se tenha sucesso na vida.

Para nós, que seguimos o calendário gregoriano, a data do ano novo chinês é variável e este ano acontecerá dia 28 de janeiro.  

Este feriado tem duração de uma semana e é considerado o mais importante do ano para os chineses, pois é quando se honram os antepassados e quando eles agradecem e celebram a união da família. Portanto, é neste momento que eles visitam seus familiares, e, por conta disso, é nesta época que acontece um dos maiores movimentos migratórios do planeta, são mais de 300 milhões de pessoas viajando pelo país para visitar seus parentes. 


Shangaiist

As celebrações e os costumes para comemorar esta data são muitos:

-        Limpeza: na véspera do ano novo eles fazem uma limpeza geral,  limpam a casa, cortam o cabelo, preparam as roupas, fecham as contas, ou seja, eles se “livram” das coisas velhas para dar lugar as coisas novas.


-        Decoração: eles decoram as portas com imagens do Deus da Porta, que os protege contra os espíritos do mau; penduram frases de prosperidade, boa fortuna e bons desejos para o ano que virá, escritas em preto ou dourado em papel vermelho; e colocam pinturas e recortes de animais do horóscopo, personagens históricos, flores, animais etc representando os desejos de uma vida feliz.
Foto: Mercier Zeng


Foto: A.Tsiftzoglou

Foto: A.Tsiftzoglou


-      Troca de envelopes: em geral, os mais velhos dão aos mais novos envelopes vermelhos com dinheiro pois acreditam que isto representa generosidade e boa sorte para o próximo ano. 
Foto: Christine Marote



-      Jantar: na noite da véspera do ano novo, a família se reúne para o último jantar, para a refeição que fecha um ciclo anual. Neste jantar não podem faltar peixe que representa dinheiro, macarrão que simboliza vida longa e arroz que significa prosperidade.


Foto: A.P. Oliveira

-     Ver o desfile/dança do Dragão: atração mais aguardada da festa de ano novo, na qual cerca de 20 pessoas se escondem sob uma fantasia de dragão e executam coreografias acrobáticas e hipnotizantes. Segundo as crenças chinesas, estas coreografias ajudam a trazer prosperidade, sorte e renovação durante todo o ano.

-     Assistir aos fogos de artifício: Além de celebrarem a passagem do ano, a queima de fogos de artifício tem como objetivo espantar os maus espíritos.

-      Festival das Lanternas: marca o último dia deste período de festas. As pessoas enviam lanternas para o céu com mensagens e preces pedindo amor, sorte e felicidade e comem bolinhos doces.


Além destas tradições, para os chineses, cada ano é regido por um dos 12 animais do horóscopo chinês. Este é o ano do Galo, o 10º animal deste horóscopo, e baseado nas características deste animal, este ano promete ser um ano de mudanças, motivação e produtividade.



Foto: Christine Marote


Feliz Ano Novo!   Xīn Nián Kuàilè!  新年快


Comentários

Postagens mais visitadas