Teatro de Sombras (皮影戏 pí yǐng xì)



O teatro das sombras surgiu na China há mais de 2.000 anos durante a Dinastia Han. A lenda mais popular a respeito da origem deste teatro é a seguinte:
O imperador tinha uma bailarina preferida e certo dia esta bailarina ficou doente e morreu. Inconformado com a morte de sua amada, o imperador ficava cada dia mais e mais triste. E quando não estava mais aguentando a dor da separação, ele chamou o sábio do reino e pediu que trouxesse sua bailarina do reino das sombras, caso não conseguisse ele teria a cabeça cortada!
O sábio que não queria morrer e também não aguentava mais ver a tristeza do imperador, ficou pensando em como poderia atender a ordem que recebeu.
Quando estava voltando para o palácio, ele viu crianças brincando sob o sol com seus guarda-chuvas e viu as sombras que eles faziam. Neste momento soube o que fazer e marcou de fazer uma apresentação para o imperador no dia seguinte.
O sábio produziu uma marionete da silhueta da bailarina preferida do imperador com a pele e escama de peixe, e no dia da apresentação, pediu que fosse armada no jardim do palácio uma cortina com um lençol branco contra o sol, para que a luz pudesse transpassar o tecido. Assim, ao som de uma flauta, a sombra da bailarina apareceu, dançando com leveza e graça, encantando e deixando feliz o imperador! E assim surgiu o Teatro de Sombras!

    

Independentemente de como surgiu o teatro de sombras, ele é uma forma de arte muito interessante. Ele depende de marionetes (silhuetas), do talento da pessoa que comanda as marionetes e conta a história e do jogo de luzes para produzir as sombras.

Fazer uma marionete, na China, é uma obra de arte. Um iniciante pode levar a vida toda para se tornar um mestre no assunto. As marionetes ou silhuetas chinesas podem ser feitas de um couro bem fino ou de papel e são cortadas com estilete ou faca e depois são pintadas. Em geral são muito trabalhadas e muito decoradas. Estas marionetes não só são perfeitamente desenhadas e pintadas, como também podem “se mover” com perfeição. Cada corte e contorno da silhueta é feito para criar o balanço perfeito para que a pessoa que comanda a marionete consiga movê-la com apenas 3 cordas.

Cada região da China tem um tipo estético de marionete, por exemplo, na parte Centro-norte o estilo é caracterizado por silhuetas com nariz pontudo, testa alta e redonda; as marionetes da região Nordeste são retas, de perfil inclinado e tem linhas firmes.

O Teatro de Sombra Chinês é uma arte e uma tradição tão importante que foi considerado, em 2011, pela UNESCO, Patrimônio Cultural Intangível para que continue sendo propagada para as novas gerações. Entretanto, este tipo de teatro é uma forma de entretenimento popular, tanto para crianças quanto para adultos, em muitos países pelo mundo. Atualmente mais de 20 países tem trupes de teatro de sombra!




Veja o vídeo para ver uma representação do teatro de sombras:
https://www.youtube.com/watch?v=WshL_nVNVDk

Bibliografia e fonte das fotos:
Annie Katsura Rollins: http://www.chineseshadowpuppetry.com



Comentários

Postagens mais visitadas