Fone de ouvido que faz tradução simultânea

Comentário sobre a matéria da SUPERINTERESSANTE (maio/2016)



De acordo com a matéria da Super Interessante, Pilot é uma solução que usa os avanços da tecnologia para enfrentar a barreira da linguagem. Foi criado pelo americano Andrew Ochoa quando ele começou a namorar uma francesa.

O dispositivo funciona por meio de um par de fones conectados via Bluetooth entre si e a um aplicativo no celular. A ideia é muito interessante pois, apesar de ter um delay,  acabaria com a dificuldade de ter que aprender um idioma para poder se comunicar ou de precisar de um intérprete. Entretanto, o maior problema fica por conta das sutilezas das interpretações, como a própria Super propõe no final da matéria, “vai saber como o tradutor vai interpretar expressões como ‘meu chuchuzinho’”. 

Quando traduzimos algo, usamos nossa capacidade de identificar a situação em que o diálogo esta acontecendo para ajustar a escolha de palavras e expressões de acordo com o contexto, coisa que nenhum tradutor mecânico, como Pilot ou Google Translator, consegue fazer com perfeição, pois um programa não tem capacidade subjetiva de interpretar ou entender algo.

Mesmo que tenhamos um dicionário imenso cadastrado, com inúmeras opções de tradução para uma mesma palavra, somente o contexto poderá decidir se a expressão ‘meu doce’, por exemplo, significa uma sobremesa, uma bala ou uma pessoa querida, amável.

Por isso, apesar de o Pilot ser uma solução muito interessante e resolver problemas imediatos de comunicação será sempre interessante aprender o idioma em que se deseja comunicar, para poder entender e absorver a cultura de outro povo.

Agora se pensarmos no mundo dos negócios, esta solução torna-se ainda mais frágil, pois as comunicações são mais específicas e os maus entendidos podem ter consequências graves, como acabar com uma boa parceria entre grandes empresas. Por isso, em situações profissionais, ainda que se fale o idioma estrangeiro, é sempre melhor ser acompanhado por um profissional, tradutor ou intérprete que tenha experiência, assim evitam-se situações embaraçosas e maus entendidos e as comunicações tornam-se eficazes, permitindo que negócios sejam realizados de forma eficiente e com segurança.

#ninhao   #cursodechines  #traduções  #culturachinesa  #sumaralorusso





Comentários

Postagens mais visitadas