Festival de Meio Outono ou Festival da Lua







O Festival de Meio Outono ou Festival da Lua é uma das festividades mais importantes da China depois do Ano Novo Lunar.

Ele acontece no 15º dia do 8º mês lunar, e sua celebração começou na Dinastia Tang (618-907), por ser um período de abundância material e florescimento cultural, se tornou muito celebre na Dinastia Song (960-1279) e atingiu sua importância atual na Dinastia Qing (1644-1912).

Chama-se Festival de Meio Outono porque é a celebração do fim das colheitas de Verão e o início dos trabalhos agrícolas para o resto do ano, mas existe uma lenda chinesa que explica seu segundo nome, o Festival da Lua.

De acordo com esta lenda, houve um momento na Terra em que surgiram no céu 10 sóis, escaldando a todos e privando o povo de água e vida. Neste momento, um herói chamado Hou Yi subiu ao topo da montanha Kunlun e com seu arco e flecha abateu 9 dos 10 sóis, poupando assim as pessoas da Terra.
Em reconhecimento a este ato de bravura, a Rainha Mãe deu a este herói o elixir da imortalidade. Este elixir permitia que a pessoa que o tomasse se tornasse imortal e vivesse no céu.

Sabendo da importância deste elixir, Hou Yi pediu que a sua esposa Chang’e cuidasse dele e o mantivesse em segurança. Entretanto, um vizinho soube que o elixir da imortalidade estava com Chang’e e tentou tomá-lo dela à força quando Hou Yi não estava em casa.

Em um momento de grande desespero, para que o vizinho não se apoderasse desta poção mágica, Chang’e o engoliu e imediatamente tornou-se imortal, uma deusa, e voou para o céu.

Contudo, ela amava muito seu marido e não queria ficar tão longe dele, por isso pousou no local mais próximo da Terra, a Lua.

Quando Hou Yi voltou para casa não encontrou sua esposa, e percebeu que sua amada havia desaparecido, ficou arrasado e começou a chamar por seu nome. Neste momento, ele olhou para o céu, a Lua estava cheia e brilhante, e foi aí que ele teve um vislumbre de Chang’e, e entendeu tudo. Imediatamente trouxe os bolos favoritos de sua querida esposa para orar pelas bençãos do céu.

Desde então tornou-se uma tradição para as pessoas, nesta época do equinócio da Lua quando ela está brilhante e cheia, a admirarem e adorarem e comerem os “Bolos da Lua”. E diz-se que foi desta lenda que surgiu o Festival da Lua.

Independente do nome, para celebrarem este festival, tradicionalmente, as famílias chinesas e seus amigos vão para as ruas, comer os “Bolos da Lua” e admirar a lua, oferecendo bebidas, frutas e comidas a fim de expressar sua gratidão pela boa colheita e pendido à Deusa da Lua que lhes traga boa sorte.


Comentários

Postagens mais visitadas